google.com, pub-1845384561508569, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Macramé e Bordados Toalhas de Banho, Toalhas de Mesa,Panos de Prato: Suporte para Plantas feito em Macramé

Suporte para Plantas feito em Macramé


Suporte para vaso de plantas - Macramé 




Para fazer o suporte ilustrado na foto ao lado você precisa de:
  • 6 pedaços de corda de juta ou sisal de 6,5 m de comprimento cada.
  • 24 contas de bambu de 5 cm de comprimento
  • um pedaço de barbante
  • algumas tachinhas e
  • um pedaço de tábua de aproximadamente 1 m de comprimento por 15 cm de largura, que vai servir para fixar as cordas enquanto você trança o macramé.
O Suporte pronto terá 1,20 m de comprimento, é ideal para um vaso de 15 a 20 cm de diâmetro. Se você for usar um vaso maior, aumente as medidas sugeridas nas instruções.

(clique na imagem para ampliar)

Veja como Fazer:
  1. Fixe um barbante de 25 cm na tábua, na horizontal. Dobre os fios a o meio e monte-os no barbante, como na figura 1. Trabalhe um grupo de 4 fios por vez e faça 12 cm de nó em espiral em cada grupo.
  2. Comece o 1º nó a uns 10 cm da amarração, deixando assim os fios para a franja. Inicie o nó em espiral, fazendo uma laçada com o fio da direita, passando a ponta por cima dos dois fios do meio(figura 2). 
  3. Continue fazendo uma laçada com o fio da esquerda, passando-o por baixo do fio que vem da direita, por baixo dos fios do meio, e por dentro da laçada da direita. 
  4. A seguir, prossiga o trabalho pegando agora o fio que está à direita e seguindo os mesmos passos utilizados para a realização do nó anterior.Todos os nós seguintes são feitos apenas à direita assim ficará como espiral (na figura 5).
  5.  Faça 3 tranças. Amarre as tranças com um pedaço de barbante e dê 2 nós planos(duplo) em,m cada uma (ver foto ao lado) Em seguida deixe 5 cm (ou mais conforme o tamanho do vaso), junte 2 fios de cada grupo e faça outro nó duplo(nó chato). 
  6. Dê mais meio nó de reforço em cada grupo. 
  7. Deixe 8 cm e reagrupe os fios e faça mais 23 cm de nós em espiral. 
  8. Coloque uma conta de bambu em cada fio(foto seguinte), faça 12 cm de espiral, coloque mais 4 contas e complete com 15 cm em espiral.
Alças
Para fazer as alças, deixe uma distância de 10 cm a partir do último ponto, junte 11 fios e enrole-os com com o fio que sobrou, por uns 15 cm. Dobre em alça, separe 2 dos 12 fios e faça com eles alguns nós planos sobre 10 fios restantes. Use uma agulha de crochê para enfiar as pontas desses 2 fios na espiral. Corte os nós que prendem o trabalho à tábua e seu suporte de macramé está pronto.



Fonte: Revista Plantas Dentro de Casa


Vendas ArteTramas Artesanato ou no Elo7
Enviamos para to Brasil pelos Correios!
Elo7



6 comentários:

  1. Sueli11:30

    Oi sou Sueli Campos fiz uma peça dessa quando estudava, e já não me lembrava mais como fazia adorei ter encontrado.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Anônimo15:51

    muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu aprendi fazer suportes com Tito um rapaz que passou em nossa cidade com o projeto Rondon, faz muitos anos.
    Maria José

    ResponderExcluir
  4. Olá. Este suporte, estas imagens, foram publicadas no livro "plantas dentro de casa", ano de edição 1977, editora rio gráfica e editora s/a. Possuo esta exemplar, que me foi dado com todo carinho por minha avó de 85 anos. livro este, que é mais velho do que eu..rsrsrsrrs...mas, muito bom, tem muitas dicas...fiqueir emocionada, nunca iria imaginar encontrar na internet..rsrrs

    ResponderExcluir
  5. Olá! Este suporte de sisal, estas imagens, foram retiradas do livro "plantas dentro de casa", ano de edição 1977, Rio gráfica e editora s/a. Tenho este exemplar, que me foi carinhosamente dado por minha avó (85). O guardo com carinho, e sempre me esclarece e trás informações. Livro este, que é bem mais velho do que eu...rsrrsr... fiquei emocionada quando procurava sobre suportes de sisal, e achei a imagem semelhante. Peguei o livro e comparei, e vendo as imagens do passo-a-passo, não tive dúvidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim Clarice!
      Eu tenho vários exemplares de "Plantas Dentro de Casa" ganhei há mais de 20 anos de uma patroa que eu tive, a coleção tem muitas dicas de como cultivar plantas.Eu guardo com muito carinho.

      Obrigada pela visita!

      Excluir

Deixe aqui seu comentario!
Sua opinião é muito importante para mim.
Obrigada pela visita!

Postagens populares

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *